Atendimento (37) 4141-0010 37 9 9129-3741 (WhatsApp) Seg - Sex (9 ás 18h) / Sábados (9 ás 12h)

Tipos de forro para cortina

O forro de cortina é usado para proteger o tecido da frente, tirar a visão e escurecer o ambiente quando necessário.

Existem vários tipos de tecidos usados para forros de cortinas. O ideal é usar forro de cores claras para não queimar com o sol e também que sejam fáceis para lavar, já que será o tecido que ficará mais próximo com o exterior do ambiente.

Nós trabalhamos com 7 tecidos para forro:


1- Microfibra: é o tecido mais leve dentro das 7 opções, e também o de menor preço. É usado em ambientes que não recebem muito sol e não precisam escurecer. Também é usado como um forro secundário para encorpar outros tecidos. Por exemplo: pode-se usar um linho na frente da cortina, uma microfibra para acompanhar o linho e depois um terceiro tecido fazendo a função de forro que irá escurecer o ambiente. O grau de escurecimento dele é de aproximante 30%.

 

2- Oxford: é um tipo de tecido muito usado para forro, possui excelente caimento e é resistente ao sol. Muito usado em ambientes que não necessitam escurecer mas necessitam de tirar o sol que queima os móveis. O grau de escurecimento dele é muito parecido com o da microfibra, em torno de 35%, ou seja, ele tira a visão de quem está de fora, porém não escurece o ambiente.
 

3- Cetim: é um dos tecidos que mais usamos para forro. São bem resistentes ao sol, mais encorpados e escurecem em torno de 40%. Possuem um excelente custo-benefício, já que custam mais barato que um corta luz e também cortam o sol, só não escurecem muito. O caimento também é muito bom. 
 

4- Corta Luz de Tecido: muito usado em quartos e salas de TV. São tecidos bem resistente ao sol. Escurecem em torno de 70% do ambiente, ou seja, ideal para tirar o reflexo da TV e deixar o quarto bem aconchegante para tirar uma soneca durante o dia. Não tem escurecimento total igual a um blackout, mas algumas pessoas veem vantagem nisso, já que não é preciso ficar com a luz acesa durante o dia =)
 

Procura por um forro de escurecimento máximo? Veja os tipos de blackout disponíveis:

Tipos de blackout

5- Blackout de PVC: foram os primeiros forros de cortinas que prometiam escurecimento máximo. Existem vários tipos e espessuras. Apesar de não ter o mesmo acabamento e caimento de um tecido convencional, são muito usados em ambientes que precisam ter a opção de ficar bem escurinhos. Não podem ser lavados na máquina, mas são bem práticos para limpar, basta passar um paninho com sabão ou álcool. Temos opções com as larguras de 1,40 e 2,05m e todos são dupla face, ou seja: branco de um lado e bege do outro. Na opção de 2,05m de largura, ainda temos ele com a mesma cor dos dois lados. Procuramos fornecedores que tragam um PVC de boa qualidade, ou seja, são resistente mas não ficam muito armado.

6- Blackout Prime: é a evolução do blackout de PVC convencional. Apesar da sua composição ser PVC, ele é macio, mais grosso e resistente e tem um bom caimento. Possui a largura de 2,20m e é dupla face: branco de um lado e bege do outro.

7- Blackout Americano: possui 2,80m de largura rendendo mais que o blackout de PVC, é tecido e tem melhor acabamento, porém tem um preço mais elevado. Muito usado em hotéis, tem escurecimento máximo e aparência de tecido. São mais delicados, já que possuem uma resina na parte de trás que necessita de cuidados durante a lavagem. Não podem ser lavados na máquina e devem secar aberto e na sombra. São menos resistentes que o blackout de PVC.
 

8- Blackout Americano Dupla Face: no momento a melhor opção para quem não importa de gastar um pouco mais. Das opções de blackout é o que possui o preço mais elevado, mas isso é justificado pela sua eficiência. Dá escurecimento total e é um tecido com bom caimento. Pode ser lavado com água normalmente já que não possuem resina como o blackout americano padrão. Ele é um tecido que assemelha uma microfibra tanto na frente quanto no verso, ou seja, ele pode ser usado dos dois lados, o que justifica o seu nome.

Na escala de escurecimento do ambiente, os forros ficam assim:

0% não escurecem nada <-> 100% escurecimento máximo
:

 

Microfibra: 30%

Oxford: 35%

Cetim: 40%

Corta luz: 70%

Blackout: escurecimento máximo.